quarta-feira, 16 de maio de 2012

IAPMEI - NA ROTA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL



Projecto Ser PME Responsável                                  

 Apresentação

O que é a Responsabilidade Social das Empresas


A responsabilidade social das empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interacção com todas as partes interessadas. Assim, as empresas contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local.
Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos ambientais da empresa, o que poderá proporcionar vantagens directas para o negócio e assegurar a competitividade a longo prazo.



Razões para ser um Empresário(a) Responsável


Enquanto empresário activo, de que modo assegura a vantagem competitiva e a continuidade a longo prazo da sua empresa? Satisfazendo as necessidades dos seus actuais clientes e conquistando novos clientes, desenvolvendo novos produtos e serviços e, sobretudo, gerando lucros.
A responsabilidade social das empresas pode ajudá-lo a atingir todos estes objectivos! Integre a responsabilidade social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua política empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações. Considere a responsabilidade social um investimento, através da qual pode adoptar uma abordagem inclusiva do ponto de vista financeiro, comercial e social, conducente a uma estratégia a longo prazo que minimize os riscos decorrentes de incógnitas.



Significado prático da Responsabilidade Social das Empresas

A motivação dos trabalhadores e seu consequente aumento de produtividade podem ser alcançados adoptando medidas, como: a aprendizagem ao longo da vida; a igualdade em termos de remuneração e de perspectivas de carreira para ambos os sexos; uma preocupação relativamente à empregabilidade e à segurança dos postos de trabalho.


Uma redução na exploração de recursos, nas emissões poluentes ou na produção de resíduos contribui para:
·         A redução das despesas energéticas e de eliminação de resíduos;
·         A redução dos custos de matéria-prima e despoluição.
 
 
A reputação tem uma importância crucial para garantir o sucesso no mercado. Pode conquistá-la através de:


·         Um empenho contínuo em práticas comerciais éticas;


·         Boas relações com clientes e fornecedores;


·         Uma boa rede de contactos.



A maioria das PME constitui uma parte integrante da comunidade local e participa activamente nas aspirações e actividades locais, usufruindo de vantagens, como:



·         Uma melhor reputação empresarial;


·         Uma melhor contratação e fidelização do pessoal;


·         Estabelecimento de contactos com autoridades locais e pessoas com influência na opinião pública.



21.03.2005


http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=1860










1 comentário:

  1. Projecto Ser PME Responsável

    Este projecto visa sensibilizar e consciencializar as empresas para a prática de acções que contribuam para o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Quer isto dizer que estamos perante um processo de adaptação, com vista a promover a sustentabilidade.
    O desenvolvimento sustentável e a necessidade de um crescimento verde dos centros urbanos são questões que são tidas em consideração pelas organizações.
    As organizações não podem apenas vislumbrar o lucro, estas antes de mais, devem ser responsáveis pelo impacto que têm sobre os grupos afectados pela sua actividade.
    O conceito de Sustentabilidade veio demonstrar a importância de assegurar as necessidades da geração presente tal como a vindoura.

    ResponderEliminar